Parceria internacional: V Congresso Internacional sobre Culturas

O V Congresso Internacional sobre Culturas – Que cultura(s) para o século XXI? vem na sequência de um intenso debate científico que teve início em 2015, na Universidade da Beira Interior, ancorado na criação da área científica dos estudos de cultura, com a realização de um encontro subordinado ao tema das «Culturas em Movimento». Esse diálogo aprofundou-se em 2016, no Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, tendo sido ampliado e robustecido em 2017 com a realização do III Congresso na Universidade do Minho e, no último ano, em 2018, no regresso ao Brasil e tendo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como anfitriã, definindo em bases mais sólidas o horizonte para os desafios vindouros que, como investigadores irmanados neste interesse pelos estudos da cultura, nos propomos continuar a abraçar. É neste contexto que surge este V Congresso Internacional sobre Culturas, que ora regressa à casa de partida: a Universidade da Beira Interior. Alicerçada numa sólida parceria científica e académica que tem as quatro Universidades supramencionadas como protagonistas, e impulsionada por uma área científica que, na UBI e a partir da UBI, vem afirmando a sua centralidade ao encontro de uma certa ideia de Universidade, este V Congresso Internacional, consolidados que estão todos os diagnósticos, procura identificar os desafios para a cultura neste século ainda madrugador. Não se trata, bem entendido, de regressar aos costumeiros diagnósticos de crise, que atravessando todas as esferas da vida humana, parecem encontrar na cultura simultânea e paradoxalmente o ponto em que uma tal crise se manifesta com maior impiedade, por um lado, e a sua derradeira possibilidade de redenção, de outro. Trata-se, isso sim, de pensar profunda e sistematicamente algumas das soluções que foram sendo esgrimidas no perímetro desses sempre revisitados diagnósticos, cuidando de perspetivá-las de frente e para a frente, i.e., fitando decididamente neste movimento prospetivo uma promessa tangível, mobilizadora de futuro. Ao fazê-lo, dar-se-á efetividade às orientações de que necessitamos para avaliarmos com motricidade fina o estado da arte da discussão, por um lado, e para oferecermos, por outro, as soluções práticas que se pretende que venham a impregnar e orientar a vida social, aquelas sem as quais as hesitantes multidões não filosofantes a que aludia Antero de Quental permanecerão quedas e perdidas.

Os Estudos de Cultura, instalados num modelo de racionalidade que se constrói a partir de uma visão holística, compreensiva e reunificadora do humano, de sua vez firmemente ancorados no terreno do contemporâneo em que as questões do passado só valem como renovado contacto com o pulsar da realidade de hoje – um presente que, pela sua capacidade para se projetar no futuro, supera de entrada o diagnóstico do solipsismo –, estão especialmente apetrechados para acolher e para responder a este desafio.

O que pretendemos neste V Congresso Internacional sobre Culturas – Que cultura(s) para o século XXI? é que ele constitua o espaço de um debate alargado, que contribua para o desenvolvimento e a consolidação da comunidade de investigadores que a pretexto da realização destes Congressos vai ganhando corpo.

Mais informações: http://www.5congressoculturas.ubi.pt/